E aí, galera?

Tudo certo?! Cá estou eu mais uma vez, hoje trazendo à vocês mais um artigo, desta vez sobre as posições do futebol. Como vocês já sabem, as posições no futebol designam os jogadores a realizar uma determinada função em campo, buscando explorar suas principais características, normalmente associadas ao esquema tático utilizado, podendo se dividir em quatro posições-base: Guarda-RedesDefesaMédio ou Avançado.

Ou seja, existem diversas, mas todas tem diferenças entre posicionamento e estilo de jogo, e é esse ensinamento que quero dar à vocês, as funções de cada posição em campo.

Interessado? Continue lendo.

Para começo de conversa: As posições do futebol servem para deixar cada jogador com uma função em campo, e isso vai da escolha do atleta. Porém, dependendo do tipo de formação do treinador no papel ou da escolha dele, o jogador pode mudar de posição, vamos dar um exemplo: Gareth Bale iniciou sua carreira como lateral, depois passou a ser meio-campo e hoje é um dos atacantes do Real Madrid. Em nenhum desses casos o técnico era o mesmo.

Posições do Futebol:

Guarda-Redes
- Goleiro

Defensores
- Zagueiro
- Central
- Lateral (esquerdo/direito)

Volantes
- Ala
- Armador
- Ligação

Meias
- Campista
- Lateral
- Atacante

Atacantes
Ponta (esquerda/direita)
- Segundo-atacante
- Centroavante

POSIÇÃO-EXTRA: Líbero. É um jogador que não tem uma função definida, e dentro de campo pode se movimentar tanto no meio-campo como na lateral, na defesa ou no ataque.

Funções:
Goleiro - O guarda-redes é o único jogador em campo que pode tocar a bola com as mãos e agarrá-la, desde que esteja dentro dos limites da grande área. O seu objetivo é evitar os gols adversários. Geralmente recebem a camisa de número 1.

Características principais: SAI / COL

Zagueiro - é o "ajudante" do guarda-redes. Tem como função também defender o gol, mas de uma forma diferente, tendo que abusar de carrinhos e outros tipos de roubos de bola para não deixar o goleiro sozinho. Atua mais pelas laterais.

Características principais: MAR / DES

Central - tem o mesmo trabalho em campo que os zagueiros, a única diferença é que é um defensor que joga pelo centro do campo, e nunca pelas laterais.

Características principais: DES / VEL

Lateral (esquerdo/direito) - é um defensor que também vai para o ataque, pois geralmente sua grande função é cruzar, porém desde que seja pelas laterais do campo. Também usa e abusa de diversos tipos de desarmes e interceptações como qualquer outro defensor.

Características principais: PAS / MAR

Ala - tem uma função igual a dos laterais, a diferença é que não voltam para a zaga, e sim atuam no meio de campo junto aos volantes e meias. A função dessa posição também exige um futebol pelas laterais do campo.

Características principais: VEL / MAR

Armador - é um meio-campista recuado. Seu objetivo é armar as jogadas e os contra-ataques de sua equipe, sempre trabalhando junto com os meias de ligação.

Características principais: ARM / PAS

Ligação - uma das posições mais curiosas do futebol. Tem como função "ligaro time, apenas tocando, mas nunca fazendo jogadas individuais ou chutando para o gol.

Características principais: PAS VEL

Campista - atua pelo centro do campo como os defensores centrais, porém jogam mais próximos aos atacantes.

Características principais: VEL / DRI

Lateral - é um lateral que atua mais próximo ao ataque, costuma ter bastante contato com os pontas esquerdas e/ou direitas, dependendo do lado em que for definida sua função em campo. Também é um jogador que é encarregado de armar jogadas, e por isso é uma das mais importantes posições de uma equipe.

Características principais: PAS / VEL

Atacante - é o meia mais ofensivo do time. Joga tanto no meio como no ataque, não há sombras de dúvidas que seja uma posição interessantíssima. Na maioria dos jogos, como de praxe, tem o objetivo de ser o "garçom" da equipe, dando assistências.

Características principais: DRI / FIN

Ponta (esquerda/direita) - é como se fosse um segundo-atacante, porém posicionado nas laterais.

Características principais: VEL FIN

Segundo-atacante - seu objetivo é contribuir com o centroavante, tendo a finalidade em campo de ser o "velocista" da equipe.

Características principais: FIN / DRI

Centroavante - este é o atleta com maior obrigação e exigência de marcar gols.

Características principais: FIN CAB

É isso, pessoal. Espero que tenham gostado, apesar da análise ter sido bem breve, espero ter conseguido passar o quê sei de uma forma explicativa e interessante, como vocês aguardavam.

Até a próxima,
Octávio Famá.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um Comentário ~ Brasfooteiros

Por favor identifique-se não use anonimo :)
Qualquer visitante pode comentar em nosso Site, desde que não desrespeite nenhuma das seguintes regras:

- Falar Palavrões ou outros Xingamentos
- Qualquer tipo de ofensa racista ou xenofobia
- Não desrespeitar o Autor do Post ou outro visitante.

Caso você não siga estas simples instruções seu comentário será removido.

(Se possível identifique-se fazendo Login, para ficar mais fácil nossa comunicação com você)

De outro modo, obrigado por Comentar, seu comentário é sempre Bem Vindo e faremos o possível para responder a todos!!

www.brasfooteiros.com / @Copyright Brasfooteiros 2014-2018

▲ SUBIR