Equilíbrio Financeiro no Brasfoot 2015.

Hoje irei fazer análises bem dinâmicas sobre a situação atual das finanças nos Clubes, abriremos falando sobre gastos e mostrando situações reais do jogo, meu nome é Marlon Munhôr e agradeceria a todos que lessem até o final e compartilhassem suas experiências no final. Você clicando na opção Finanças ou em cima do seu dinheiro em caixa conseguirá ter acesso a lista de gastos e recebimentos do seu time, essa riqueza de detalhe serve para maior controle.


SAÍDAS: Estão nessa categoria todos os gastos da sua equipe no ano, isso atinge seus valores semanais e anuais de maneiras bem fixas. Na saída certa toda semana que se passa são os salários com valores fixos até suas renovações coletivas (automática pelo jogo) ou individual de cada jogador (o gamer decidindo a renovação) e também Empréstimos, no ano normalmente os gastos se prolongam em Contratação de Jogadores, aumento na Capacidade do Estádio, Multas rescisórias.


Compra de Jogadores – No Brasfoot 2015 a facilidade para aquisições e variedade delas está ainda maior. Promissores jogadores para a base pode custar pouco, mas quando promovidos também vão valer pouco então a reposição do dinheiro pode ser difícil se não for bem administrada. A dica sobre a base é em promover os desnecessários e usá-los como reserva ou vende-los, mesmo nos Juniores eles recebem salário, então é um custo. Comprar jogadores para a base afeta todo o seu sistema financeiro assim como os jogadores sênior, estrelas e jogadores de times poderosos podem dar maior visibilidade a um save, porém também é válido analisar se não há um jogador tão bom quanto, mas mais barato no mercado asiático, africano ou sul-americano. Em divisões inferiores vale sempre comprar jogadores de times que foram rebaixados após sua promoção – o time caiu da terceira para a quarta, os jogadores têm força competitiva para a terceira divisão e você subiu para a terceira a negociação será facilitada. Em grandes times formar estrelas por meio de Artilharia e Bola de Ouro, coloca-los no mercado e ter novas aquisições poderosas é um excelente investimento. Nunca compre um jogador que pede um Aumento Salarial.

Estádio – Considerado por muitos o melhor “custo/benefício” do Brasfoot, continua assim no 2015 e ainda mais com os preços dos ingressos em Campeonatos Continentais. É sempre válido analisar friamente suas finanças e usar o que sobrar para construir uma grande Arena, pois o dinheiro dos ingressos pode cumprir tarefas importantíssimas no seu equilíbrio financeiro, mas falando dos gastos, no Estádio é importante principalmente não fazer movimentos desnecessários, em divisões inferiores não se deve construir um estádio de 50 mil lugares e sim se esforçar para chegar a Primeira Divisão, use a construtora apenas quando seu estádio estiver lotando em partidas seguidas e não faça loucuras. Vender um ou dois reservas para promover a construção do Estádio pode salvar o seu save a longo prazo.

Salário – Provavelmente o que leva muitos brasfooteiros a falência desde os primórdios e pode fazer isso mais ainda no 2015. Pela aparente facilidade em formar elencos e avançar as finanças os jogadores recheiam a base de bons jogadores sem levar em conta seus salários. Pagar salário a jogadores da base em divisões inferiores pode ser um gasto fútil e que se espalha, as vezes vale muito mais a pena promover os atletas e usá-los como reservas pontuais, vender os reservas e enxugar a folha salarial da equipe, mantendo apenas os mais promissores nos Juniores. Preste sempre atenção em quanto está ganhando de Ingresso, se estiver ganhando 200 mil nos Ingressos e pagando 400 mil de salários seu time terá dificuldade de adquirir atletas a curto prazo e a longo prazo sofrerá um sufocamento nas suas finanças.

Juros de Empréstimos – Para os desesperados, a última solução.  Importante não pegar empréstimo, se você não tinha dinheiro de início, o que te garante o dinheiro para pagar o empréstimo que pegou? Os juros semanais não são cruéis, mas acumulados podem doer. Em início de temporada isso deve ser descartado de cara já que o ano inteiro pode ser difícil em conquistas e seu time ter uma dívida acumulando-se por uma temporada, mas em algumas situações é possível como última opção, uma atitude interessante (explicação no Empréstimo na Entrada de dinheiro).

Multa rescisória – Muito ignorada e até subestimada por alguns jogadores de Brasfoot. É comum cometer o erro de vender um jogador pelo valor X e contratar outro pelo mesmo valor, seu prejuízo nesse tipo de transferência estará entre 12 a 35%, por que seu jogador tem um contrato e ao leiloá-lo a rescisão é cobrada e ele tem direito a uma taxa na transferência equivalente ao tempo de contrato que ainda tinha com sua equipe. Botando em meio termo, um jogador com 20% vendido por 10 milhões, você receberá 8 milhões e esse será seu lucro. Perder 2 milhões assim é mais vantagem esperar o jogador diminuir seu tempo de contrato – se não tiver com pressa, empreste-o – e assim diminuir os gastos, ou simplesmente venda outro jogador com menos tempo. A conta perfeita para o equilíbrio financeiro que deve ser feita é Multa Rescisão (GASTO) + Compra de jogadores (GASTO) = Venda de Jogadores (RECEBIMENTO), assim você não terá sufoco, pois as compensações estarão feitas automaticamente entre saída e entrada de dinheiro nos cofres do clube.



RECEBIMENTOS: Está nessa categoria dinheiro recebido pelo seu time, é sempre muito importante receber dinheiro e acumulá-lo com segurança para contratações ou simplesmente para sustento da sua equipe e sobrevivência de seus jogadores – e do seu emprego. 


Ingressos – A chave para o sucesso, toda vez que você joga em casa, arrecadação da bilheteria e tendo o equilíbrio em todo o restante das finanças, construindo um grande estádio proporcional a sua divisão sempre terá lucro. É sempre bom para o equilíbrio financeiro Ingresso (RECEBIMENTO) = Salário (GASTO), porém para enriquecimento é ainda mais interessante o Ingresso render mais do que o salário gastar, ultrapassando não só o equilíbrio financeiro, assim você terá um clube bem sucedido. Há várias maneiras de fazer isso no Brasfoot, manter os preços sempre na categoria de Preços Sugeridos, vencer partidas seguidas em casa, lotar o estádio e aumenta-lo em sua capacidade máxima. A grande novidade do Brasfoot 2015, o valor sugerido para as Ligas Continentais, os novos preços sugeridos aumentam os preços (assim como a renda por participação em competições continentais), graças a isso o preço dos ingressos dobram ou quase dobram em alguns casos. Sempre clicando em preços sugeridos no Brasfoot 2015 terá maior renda por participação em campeonatos importantes. O dinheiro dos Ingressos não deve ser usado se a intenção é enriquecer, mas em equilíbrio financeiro pode equilibrar prejuízos em todos os gastos como comprar jogadores, multas rescisórias e cobrir os gastos com salários.

Venda de Jogadores – Tentarei não ser repetitivo, mas a matemática continua a mesma citada na Multa Rescisória: Multa rescisão (GASTO) + Compra de jogadores (GASTO) = Venda de Jogadores (RECEBIMENTO). Aqui destacaremos o recebimento equivalente a esses dois gastos, mas muitas soluções já foram apresentadas então vamos a falar mais sobre o elenco. Vai das pretensões da temporada quantos jogadores um elenco deve ter, se pretende disputar só o Nacional com força total (Normal se estiver na Quarta, Terceira ou até na Segunda divisão com um time fraco) você deve enxugar o elenco e vender peças desnecessárias, ficar em torno de 17, 18 jogadores. Se pretende brigar nas duas frentes Nacionais, para a Copa adicione mais 2 jogadores, eu usaria 19 jogadores com opção de adquirir 2 ou 3 por empréstimo. Se for brigar em todas as frentes e em um time top é indicado 22 jogadores no mínimo. Nesse cálculo todo vale para destacar a necessidade de vender jogadores da mesma posição e com forças parecidas assim vender um e contratar um reserva ou promover um garoto da base, montar times com salários baixos, vendendo jogadores com salários desproporcionais. Sempre veja no mercado se tem jogadores com a mesma força e característica e quais sãos as faixas salariais, venda os com salários mais altos e compre os com salários mais baixos.

Prêmios – As premiações podem vir no meio da temporada por meio da Copa Nacional, Titulo Continental (Libertadores/Champions/Asia/Africa), Recopa (Europeia/Sul-americana) e ao final do ano com o Campeonato Nacional e o Campeonato Mundial. Todas as premiações dependem de boas colocações, apenas Campeão e Vice ganham alguma remuneração e algumas competições continentais dependem de outros títulos, não é possível começar o ano disputando Mundial sem vencer o título continental ou jogar a Recopa sem ter vencido anteriormente a Libertadores ou Champions. Dá para saber mais ou menos que tipo de prêmios conquistará, mas o dinheiro dele só deve ser gasto no início da temporada com sabedoria, pois assim que ganha, ainda não sabe dos imprevistos e o quanto é possível acumular, as vezes ao gastar imediatamente os prêmios, não tem oportunidade de ao final da temporada usar o que sobrou das vendas dos jogadores e/ou ingressos para fazer investimentos mais ousados no Mercado. Juntar dinheiro é sempre importante e os prêmios são ainda mais, pois não tem conta, é um ganho sem gastos.

Empréstimo – Como última opção para entrada de dinheiro – valendo até mesmo desfalcar o elenco se for possível para assim evitar um empréstimo, só é aconselhável usar próximo de uma conquista – se você tiver vantagem em uma Copa ou na Liga Continental – ou para sobreviver financeiramente até o próximo ano onde ganhará dinheiro de Patrocínio e Sócio torcedor. Mas evite deixar chegar a esse ponto, pois passar por ele pode parecer fácil, porém para juntar dinheiro do zero será muito difícil. Seguindo as dicas de equilíbrio Financeiro dificilmente chegará a tal situação desesperadora.

Patrocínio e Sócio Torcedor – Varia de 500 mil (Para time que tenta ir a quarta divisão) até 9 milhões (para time classificado para Libertadores/Champions/Asia/Africa). Esse é um dinheiro certo que você terá todo o ano, sabendo da sua situação na temporada anterior, sabe quanto terá na próxima. Esse valor para um melhor equilíbrio financeiro é aconselhado em times pequenos e em divisões inferiores para reforçar o elenco ou ter uma garantia para pagar os salários ao longo do ano – caso não tenha equilibrado ainda a conta Ingresso = Salário – e então não passar sufoco. Em times grandes é fácil usar como reforço para grandes transferências.

Autor: Marlon Munhôr

10 comentários:

Thiago Queiroz disse...

Ai sim uma boa análises mano, tipo eu sempre fico devendo isso vai me ajudar muito hehe.

Bruno Felipe disse...

Excelente Análise brother, Eu nn entendi muito na parte da multa rescisória. Queria saber quanto eu gasto vendendo um jogador q ainda tem contrato à cumprir ?

Marlon Munhôr disse...

Valeu, espero ter ajudado. :D

Rafael Guedes disse...

Muito bom seu post, só acrescento duas coisas:
A 1ª é que uma ótima maneira de fazer dinheiro é marcando amistosos, por mais que seja meio sem noção, no meio de um campeonato brasileiro um time que está lutando pelo título ou lutando para não cair, jogar um amistoso, mas se o jogo oferece essa opção quem sou eu para NÃO USÁ-LA.
2ª, jogo brasfoot desde o 1º lançamento em 2003 e uma coisa que sempre achei injusto é todos os times começarem com o mesmo caixa, meio sem sentido você pegar uma ponte preta da vida que começa na 1ª divisão e começar com o mesmo caixa que começa um REAL MADRID, BARCELONA ou MANCHESTER da vida.
E os campeonatos deveriam ter bonificações diferentes, um vencedor da Libertadores ganhar a mesma coisa que um vencedor da Champions League também é meio sem sentido, mas enfim, detalhes à parte, gostei muito a reformulação dos campeonatos estaduais e para chegar perto da nota 10 falta a classificação pra sul americana ser de acordo com a realidade assim como a tabela...

Rafael Guedes disse...

Na verdade você DEIXA de GANHAR Bruno Felipe
Ex: Se você vai vender um jogador por 1.000.000 (1 milhão) e ele tem 20% ainda de multa rescisória, significa que , se ele for vendido por 1 milhão mesmo, você vai ganhar 1 MILHÃO MENOS 20% - que no final das contas vai dar 800.000, esse seria o seu lucro coma venda do jogador!

Marlon Munhôr disse...

Quando você abrir a janela para Vender jogador a ultima mensagem estará escrita: Multa estimada para este jogador: xx% do valor total. Então essa porcentagem sobre o valor da venda pertencerá o jogador, o resto do montante será seu. É como na vida real quando o jogador tem direito a fatia dos direitos ou empresários. Só fazer a conta dos % sobre o valor da venda e saberá quanto você perdeu.

E perfeitamente Rafael, há maneiras extra-oficiais de ganhar dinheiro, eu destaquei o equilibrio financeiro oferecido na página de Finanças do Brasfoot, mas incluir os Amistosos nos Ingressos até poderia ser possível, mas preferi destacar a importância de cada saída e cada entrada de dinheiro. E realmente, quem sabe um dia as premiações se tornem mais dignas. kkk

Daniel Esly disse...

na minha opinião se tivesse a opção de contrato com pelo menos 4 anos seria bem melhor para controlar os salários, pois no mundo do brasfoot 2 anos passam num piscar de olhos

Anônimo disse...

MARLON MUNHÔR eu quria saber se tem msm o patrocinio como nike,adias , banco BMG , ec ... dependendo do time

Valentim Januario disse...

muito boas dicas cvlw

Anônimo disse...

boas dicas cara, vlw msm.

Postar um comentário

Faça um Comentário ~ Brasfooteiros

Por favor identifique-se não use anonimo :)
Qualquer visitante pode comentar em nosso Site, desde que não desrespeite nenhuma das seguintes regras:

- Falar Palavrões ou outros Xingamentos
- Qualquer tipo de ofensa racista ou xenofobia
- Não desrespeitar o Autor do Post ou outro visitante.

Caso você não siga estas simples instruções seu comentário será removido.

(Se possível identifique-se fazendo Login, para ficar mais fácil nossa comunicação com você)

De outro modo, obrigado por Comentar, seu comentário é sempre Bem Vindo e faremos o possível para responder a todos!!

www.brasfooteiros.com / @Copyright Brasfooteiros 2014-2018

▲ SUBIR